O QUE É?
Foliculite ocorre quando há infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores. Infecções graves podem causar perda permanente do cabelo e cicatrizes.
A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de foliculite é superficial, pode coçar, e doer. Normalmente a inflamação do pelo sara sozinha, mas os casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista.
SINTOMAS
A foliculite pode ser superficial ou profunda. No primeiro caso, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Os sintomas são: pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; causa coceira e sensibilidade na região.
São raros os casos de foliculite que causam complicações. Entretanto, preste atenção a possíveis recorrências, ou seja, um local em que o pelo sempre “encrava”, ou se a área atingida pela foliculite aumenta. Procure o dermatologista, ele irá indicar o melhor tratamento.
Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos. Os sintomas são: grandes áreas avermelhadas; lesões elevadas com pus amarelado no meio; as áreas ficam muito sensíveis e doloridas e pode coçar também; em alguns casos a dor é intensa. As chances de cicatrizes são maiores nesses casos, e pode haver destruição do folículo piloso.
Dicas para cuidar e prevenir
1- Use sabonete antisséptico nos locais atingidos (caso já tenha as lesões na pele);
2- utilizar bucha natura para um esfolhasao leve 2 vezes por semana ;
3- Evite passar muitas horas sentada, e também usar roupas/calças muito justas, pois isso acaba dificultando que a pele respire de maneira adequada, causando ou piorando o aparecimento da foliculite;
4- Tente dormir com roupas bem larguinhas e de preferência sem calcinha, ou, caso não seja possível, prefira as confortáveis, de algodão;
5- Evite a depilação com cera quente, pois ela facilita o encravamento de pelos, arrancando-os pela base, assim como aplicar hidratantes depois, pois eles obstruiem os poros;
6- Jamais use pinça, se arrancar os cabelinhos à força, poderá surgir uma ferida indesejável;
7- Nunca em hipótese alguma, mesmo em desespero tente espremer;
8- Evite tecidos que retêm o suor, prefira sempre o algodão;
9- Use creme e hidratantes a base de uréia ou ácido glicólico que ajudam a desencravar os pelos, o importante é hidratar sempre o local e fazer esfoliação sempre que possível, uma dica é usar sabonete de enxofre.
10- Na hora de se depilar…infelizmente, ainda não apareceu um método que seja ideal, porém o mais recomendado pelos especialistas, o qual diminui as chances dos pelos encravarem é o da depilação a laser definitiva, principalmente para os quadros mais agudos. Porém, se fizer a depilação com lâmina, evite usá-la no sentido em que os pelos crescem.
Logo mostrarei como anda meu tratamento...
bjs..ate ...